sexta-feira, 18 de abril de 2008

Fazendo compras com Suzy Menks

Como começou no NY Times - The Moment: "Quando a temporada de moda acaba o que o crítico de moda faz? Visita as lojas de Paris"
E a Suzy Menks vai apresentar para nós essas lojas Trés Chic's



Acima ela está na loja de Roberto Cavali



Acima na loja Fendi, 22 avenue Montaigne, 75008



Acima Sonia Rykiel



Acima Givenchy



Acima Yves Saint Laurent

Marketing para filme de terror

Aqui no Brasil só conheço uma agência de marketing de guerrilha, a Espalhe, mas acho muito interessante esse tipo de ação que é barata e que chama a atenção das pessoas. Acredito que apesar da criatividade dos publicitários brasileiros é muito difícil você ver um tipo de ação dessas fora de São Paulo.

Na minha cidade, sendo muito sincera, a maioria das agências já vêm com o pacote tradicional que tenha várias mídias... enfim, não era para discutir isso que abri este post e sim para mostrar uma ação de guerrilha para divulgar um filme de terror feito pela agência Jung Von Matt, acho que ela é de Hamburgo.

A ação é dentro de banheiros de clubs noturnos e bares. A pessoa entra no banheiro e imediatamente as luzes se apagam e acendem luzes negras e aparece a cena de um crime, com muito sangue. Bem interessante.



Via: The Cool Hunter

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Eu quero falar de coworking

Faz algum tempo que não posto tão frequentemente quanto fazia antigamente, vários motivos, mas como eu vou viajar agora, queria deixar um último post falando de uma coisa que está me interessando muito ultimamente. O tema é coworking.

Segundo Wagner Fontoura do Boombust,
"O coworking nada mais é do que “o ato de trabalhar junto“, de compartilhar recursos, ferramentas, normas, diretrizes, de formas diversas. Isso pode se dar em espaços comuns ou não, virtuais ou offline."



Tudo começou pois leio muito o blog de Tiago Dória e ele falou do The Hub São Paulo. Comecei a procurar mais sobre o assunto e me apaixonar pela idéia e pensar que isso é vanguarda e uma forma ideal de trabalho (apesar de acontecer a milhões e milhões de anos esse tipo de colaboração). O primeiro contato que tive com coworking de fato, e que eu posso considerar um contato com coworking, foi no pbwiki pela minha amiga Dani, o pbwiki é um espaço onde você pode escolher algumas pessoas para entrar e onde vocês podem trabalhar online. Você pode estar no Brasil e seu colega no Japão, mas mesmo assim você pode fazer um trabalho bacana. Fiz isso com os trabalhos da pós, posso falar que eu era a mais empolgada de todas, amei a facilidade que você pode trocar informação e fazer trabalhos.

Agora, me empolguei com um local similar ao pbwiki, mas que não é tão virtual assim. O The Hub e outros espaços com a mesma funcionalidade. Você agora pode sair de casa, chegar em um escritório com um monte de gente de várias áreas e que não estão necessariamente trabalhando para a mesma empresa que você, mas que podem virar seus parceiros. Uma grande troca de informação, é como se a internet quisesse sair do virtual e ser aplicada no mundo real. Dessa idéia de sair do virtual, mas aplicar uma idéia deste ambiente é a loja Endossa que usa a idéia de lojas virtuais que vendem espaços para pequenos artesãos mostrarem o seu trabalho, virtualmente um ótimo exemplo é o Etsy: "Seu espaço para comprar e vender todas as coisas feitas a mão", slogan do site.

O coworking acontece a algum tempo no jornalismo, como alguns sites que tem seu conteúdo feito pelo público como o CMI fez a muito tempo e outros estão fazendo agora, claro que muitos sites não dão muito certo, tem grandes problemas, mas ainda assim é uma colaboração.

Mas perceba que em nenhum momento o virtual está completamente dispensado, mas é aplicado idéias interessantes do virtual para a vida real, sempre com um blog no suporte da idéia não virtual. Não que a idéia tenha começado no virtual, mas ela ganho um reforço muito mais lá dentro. Também contradizendo os péssimos candidatos a Nostradamus que diziam que com a internet o homem se isolaria de forma enlouquecedora em suas casas evitando todo tipo de contato humano, acredito que pelo contrário a internet aumentou a necessidade de contato com o outro, tanto é que esta idéia de coworking não está crescendo só no virtual.

Tem muito a ser dito sobre o coworking e acredito que este post não será terminado tão cedo, mas isso é um começo de organização de idéias para aplicação na vida.

Pessoas valando e mostrando seus projetos de coworking, vídeos: Tiago Dória

Visita às obras do The Hub SP - Tiago Doria Weblog/Videocast from Tiago Doria on Vimeo.


Visita à Endossa - Tiago Dória Weblog/Videocast from Tiago Doria on Vimeo.

Alguns espaços de coworking:
The Hub
CWSC
Ca'Bianca
The Coworking Institute

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Vídeo interativo em 360º



O título já diz tudo, você pode mover com o mouse o vídeo, clique em cima para a direção que quiser. A detentora da tecnologia é a Inmersive Media, são responsáveis também pelo Street View nos Google Maps.

Via: ALT1040

The Hub

The Hub é uma espécie de escritório compartilhado, onde freelancers pequenas empresas que não tem dinheiro para pagar um aluguel de escritório, ou pessoas que tem a liberdade de trabalhar em casa podem trabalhar e compartilhar informações.

Ele é um espaço onde esses profissionais podem ir e ter uma certa liberdade que teriam em casa e a parte positiva de estar no escritório, que é estar cercado de pessoas que querem trabalhar, mas também podem compartilhar ou trabalhar em conjunto com você. Tem conzinha, salas de conferência, wi-fi, computadores (mas se você preferir levar seu laptop ótimo), impressora, telefone e possibilidade de toda a correspondência de trabalho ser entregue lá.

Acho interessante a idéia pois facilita a vida de quem está começando uma empresa agora, mas também ajuda na interação dos freelancers com outros freelancers e assim podendo trazer parcerias interessantes entre as pessoas. E claro, tem o espaço para encontrar com cliente, sem ser em um restaurante qualquer e sim em um ambiente de trabalho.

Existem na verdade vários The Hubs, mas com diferentes nomes, the hubs originais estão em Londres, Berlim e agora terá em São Paulo. Nos EUA existem vários escritórios de coworking (a expressão desse tipo de trabalho é esta).



Se você quer saber mais sobre os The Hubs acesse abaixo as minhas fontes:

The Hub São Paulo
Flickr The Hub no mundo
CNN.Money
Tiago Dória

Fashion Marketing 2008


Eu fui ano passado e achei muito bom, este ano infelizmente não pude ir, mas acompanho ele pela net mesmo.

O Fashion Marketing é uma iniciativa de Glória Kalil, aliás uma iniciativa muito necessária na moda brasileira, ter um espaço de discussão do mercado de moda brasileiro onde novatos e pessoas que já são tradição na moda brasileira se encontram.

O tema deste ano é sobre o investimento na moda brasileira. Quem gostaria de ficar informado sobre o evento acesse:
o próprio site da Glória Kalil - Chic
Oficina de estilo
Twitter

Flickr vídeo



Como noticiado no TechCrunch e depois no Fábio Seixas. O Flickr lança o Flickr vídeo.

O layout é similar ao do Vimeo, acreditava que como o Flickr fotos tinha hipertexto o flickr vídeo deveria ter hipervídeo/ vídeo interativo similar ao Asterpix ou ao Veeple.

Segundo o Fábio Seixas:
"Somente usuários Pro do Flickr poderão publicar vídeos. Os vídeos terão limite de 90 segundos (ou 150 megas). A idéia é tratar vídeos da mesma forma que fotos. Publicar vídeos tão pessoais quantos as fotos. Nada de conteúdo de terceiros ou material com copy-right"

terça-feira, 8 de abril de 2008

Newsgame


Um amigo meu tinha me falado a algum tempo atrás sobre isso, mas nem dei muita bola, porque, infelizmente, sou daquele tipo de pessoa que precisa ver para entender/compreender alguma coisa. Mas aí ontem eu vi e compreendi o que é Newsgame.

Saí pedindo para amigos que trabalham com multimídia e jornalismo para que eles façam. Vocês também vão querer um brasileiro depois de entenderem o que é.

O newsgame segundo Tiago Dória: "Newsgames é um conceito que surgiu, mais ou menos, em 2003 e refere-se a jogos feitos com base em notícias ou um acontecimento em curso."

Para mim o newsgame é uma alternativa de se dar uma notícia, ou até de informar os mais jovens. Pode ser um formato a ser adotado pelos colégios para ensinarem os alunos sobre temas atuais, através de jogos.

Este formato é interessante, mas não para todo tipo de notícia. Acredito que seja para matérias especiais um complemento dessas matérias. Não acredito de forma alguma que o newsgame possa substituir a notícia por inteiro, mas é uma ótima forma de complementar a notícia e transforma-la em algo mais interessante. Um exemplo de como pode ser usado o newsgame é uma revista X fazer uma matéria bombástica, com várias páginas e colocar no seu site um newsgame sobre esta matéria, complementando a notícia.

Indo para um lado mais estatístico, segundo Howard Finberg (diretor do Poynter):
"A taxa de retenção de informação em um newsgame é de 70 a 80%, enquanto num meio com texto e algum elemento multimídia - áudio ou vídeo - é de apenas 50%."

Por aí vemos que o newsgame passa ser informativo e educativo, acredito que seria interessante tanto jornalistas e educadores começarem a pensar sobre este formato de forma mais sério no Brasil, como temos uma educação deficiente tomar tecnologias para transformar a educação do Brasil me parece bem coerente.

Quem já fez:
El País (um dos primeiros a fazer): Play Madrid
The New York Time: Food import folly
CNN: Presidential Pong
G1: Audiopops

Quem desenvolve:
Newsgaming
Persuasive Games

Principal fonte Tiago Dória

Pensamento do dia


Cinematic Orchestra "To Build A Home" (Duffyfilm Version) HD from Mikael Ericsson Duffy on Vimeo.
Porque eu achei que a frase descreve o que sinto sobre o meu trabalho e a forma que eu gostaria de trabalhar.

"“sustentável” é mais a nossa meta do que ser “mainstream.”" Dalas Verdugo diretor do Vimeo

Via: Tiago Dória


Shlino lake sunset from Timelapser on Vimeo.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Pitchfork.tv


Você sabia que o blog de música Pitchfork tem uma TV? Eu também não, descobri por acaso no blog do Tiago Dória que a Pitchfork, sem nenhum alarde, estreou sua TV (on-line, claro)na madrugada de domingo para segunda. Veja aqui. E sabe quem foi a banda convidada para a estréia, Radiohead, veja aqui.

Para saber mais detalhes sobre isso entre aqui.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

10 coisas que os profissionais de marketing precisam saber sobre as redes sociais



Este é uma apresentação do que precisamos saber sobre as redes sociais. É bem interessante.

Via: Paul Isakson

Alguns vídeos dessa Quarta-feira


O primeiro vídeo é de um artista que colocou bonecos de infléveis nas saídas de ar do metrô. Muito interessante e criativo.
Via: Tiago Dória


O segundo vídeo é da homenagem da VW ao grupo que fez o novo site deles na Inglaterra. Muito interessante, mas como o Paul Isakson falou, eles vendem carro e não sites. Bem, bem.
Via: Paul Isakson


O making of das fotos que Madonna tirou para a Elle.
Via: Erika Palomino

por Rutu Modan