sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Vídeo de Político



O vídeo acima é da campanha do Obama, sinceramente ele é um político que está em seu tempo, pelo menos no que diz respeito a sua campanha.

Ele tem Twitter, vídeos com músicas interessante, utiliza a internet com maestria. Imagine se tívessemos um político assim no Brasil. Pensando... senti medo agora...

Então vejam o vídeo, o sound da música é muito bom.

via: página2

Escola do futuro

A Notícia já está meio velhinha, ela é de maio deste ano, mas como fiquei sabendo só hoje e achei muito interessante to postando.

Em maio deste ano foi inaugurada no Rio de Janeiro um modelo de escola do futuro, a NAVE, é uma escola pública que traz a tecnologia para a sala de aula. os alunos tem acesso a jogos tecnológicos, ao design, à internet wi-fi, entre outros.

A escola foi feita para formar profissionais que estão em falta no país, são profissionais de tecnologia, como foi afirmado no O Globo esta escola formará profissionais para as novas mídias: da programação de sistemas à criação de roteiro de programas e games.

Ainda no O Globo foi citado o que é o projeto:
"O Nave é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. O projeto será formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado em 2006 pelo Oi Futuro no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de tempo integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem na escola a produzir jogos eletrônicos."


Abaixo algumas imagens que consegui coletar sobre o colégio.










via: Yaso no Twitter, Ideas in blog e O Globo

Imagens: Ideas in blog e O Globo

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Comparação

Muito interessante o que o blog It's just a bunch of stuff that happens fez para explicar porque o seu cliente fica confuso ao entrar no seu site. Muito bom, serve para clientes e webdesigners.

Mais Maria Bonomi II



Já havia colocado um post sobre ela aqui. Gosto muito dela e quando vi o vídeo no uol achei interessante compartilhar.

Soda Stereo



Como estava errada e você certo to mostrando a prova!!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Publicidade nas novas tecnologias

Hoje resolvi olhar alguns sites de marketing e publicidade na esperança de achar discussões sobre a publicidade nas novas tecnologias. Achei outro tipo de discussão que me fez pensar em como a publicidade conseguiu ficar datada em relação ao mercado como um todo e como as suas tentativas de compensar o tempo perdido são muitas vezes chatas e fracassada.

Primeiro vamos as minhas fontes para chegar a essa tese. No blog Coletivo sem papas havia um post (já "antigo")em que falava de uma pesquisa que saiu no Estadão. Ela afirmava que o público achava a publicidade desagradável, até mais desagradável que um programa ruim. O público pesquisado é o brasileiro. Após essa leitura o próprio blog fez um link para o post do blog Não conte para mamãe, de um publicitário com muitos anos na profissão.

O autor criticava o engessamento que os planejamentos e as pesquisas traziam para o criativo de hoje em dia. Depois do texto muitos comentário díspares sobre o assunto. Logo após ver este post fui no blog do Paul Isakson que havia feito um power point (depois de ler o post do Neto você vai perceber a ironia) onde ele falava sobre o futuro da publicidade em celulares, fez referência de especialistas que diziam ser um grande mercado crescente este tipo de mídia para a propaganda, mas ao mesmo tempo mostrando que o mercado não era receptivo a esse tipo de abordagem. E claro ele tocou no ponto da mudança de comportamente do consumidor. E a última fonte, que na verdade foi a primeira, mas que eu havia lido a vários dias atrás sobre Michael L. Dertouzos, veja aqui.

Bem o resultado dessa salada toda de informação foi que percebi que o mercado publicitário brasileiro que sofre de vários maus: o ego dos criativos e os clientes que não conseguem e não querem entender que publicidade é muito mais que cartazes e aparecer na TV. Esses problemas na base fizeram com que a era da internet e suas conexões não sejam entendidas e levadas em conta na criação publicitária, o uso da internet é feito de maneira inadequada que não usa o potêncial dessa mídia e irrita o usuário, são raras as ações verdadeiramente interessantes e criativas. Parece que a máxima de que "na publicidade nada se cria tudo se copia" esta no subconsciente.

O que falta é a necessidade de pesquisar a nova ferramenta, conhecer a internet, entender as conexões feitas. Também precisa-se conhecer a fundo o cliente nesse novo ambiente, por onde ele anda e o que chama sua atenção. A necessidade de pesquisa, a meu ver, é muito mais para o trabalho sair mais eficiente e assim mais criativo. Você conhecendo as possibilidades da ferramenta, conhecendo a fundo o seu cliente você poderá fazer ações que vão interessar e marcar positivamente ele.

Defendo um novo formato de agência de publicidade, retirar os rótulos de criador, planejamento, atendimento (e etc) e começar a falar de comunicador propagandista. Onde a campanha é feita por todos e as ações tenham liga entre elas, nada de ações isoladas que não criam uma identidade da marca para o cliente. As "publicidades" tem de ser engraçadinhas, mas tem de vender, é necessário criar em primeiro lugar a vontade de consumir o produto, depois fidelizar o cliente. Afinal a publicidade é a arte de vender bem. Entende-se por bem a venda fidelizada. Tudo isso você aprende na faculdade e esquece no mercado, mas é tão óbvio que eu não entendo porque não é feito, e a desculpa que tudo precisa ser para ontem não vale, afinal você constroi um monte de ações rápidas e não eficientes só gastando desnecessariamente o dinheiro do cliente.

Ah sem contar das mentiras e promessas não feitas e o péssimo telemarketing... enfim gostei dessa frase do Paul Isakson:
"One of the major reasons people have grown to distrust advertising is because of companies promising something to try to win them over but then not delivering on it in the end."


Para complementar o tema veja o vídeo abaixo:

Jon Steel: Planning at 40: Solving the wrong problems from JWT on Vimeo.

Mais coisa para pensar:


Para os criativos preguiçosos:
"EVERYTHING THAT CAN BE INVENTED HAS BEEN INVENTED"
Charles H. Duell, Comissionare, U.S. Office of Patents, 1899

Browser Verde

O browser de internet Flock resolveu virar eco-friendly, essa ação chamou a atenção de algumas pessoas que se perguntaram como um browser de internet pode virar eco-friendly. No Coletivo Sem Papas eles descobriram:
"(...) além de alterar a cor para verde, eles acrescentaram Feeds, videos e fotos relacionados à iniciativa verde e ainda doam 10% do seu lucro através do mecanismo de busca que vem no navegador para instituições ligadas ao meio ambiente."




Para você baixar a versão amiga da natureza entre aqui.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Street Art de Space Invaders

Enquanto via o blog do Sylvain Justum, eu me deparei com algo que me chamou a atenção. O autor do blog está em Paris acompanhando a semana de moda e ele encontrou em vários pontos da cidade vários mosaicos de pastilhas de com desenhos do Space Invader, veja aqui o post dele sobre. Ele tirou fotos, eu vi e gostei e compartilhei com ele da curiosidade sobre do que se tratava.



Bem alguns posts depois, este aqui , ele contou que havia descoberto do que se tratava a ação, é o projeto Urban Invasion Detected. Parece que eles se espalham pelo mundo, infelizmente esta invasão não chegou no Brasil, mas está em vários outros locais. Veja o mapa abaixo.



outro post do Justim sobre o street art aqui.

por Rutu Modan