quarta-feira, 5 de maio de 2010

então...

Estou ausente deste blog e lutando para poder voltar a escrever alguma coisa interessante. Muita coisa aconteceu para me afastar daqui, uma delas foi a desilusão com a carreira que tinha escolhido e a decisão de me afastar quase 100% dela. Isso dá um sentir entorpecido sobre o meu eu profissional que me deu calafrios quando via, falava e pensava sobre publicidade/marketing.

Foi nesse estado que me deparei com a seguinte citação Ana Luiza Nobre na entrevista feita pela [entre]:

"Fui uma péssima aluna! Meu curso de arquitetura foi muito ruim....E foi essa falta, de um certo modo, que me moveu depois. Quando terminei a faculdade, percebi que minha formação era muito incompleta... nem sempre a formação se dá em um ambiente acadêmico. Na falta de uma escola, também podemos cobrir as lacunas da nossa formação buscando aquelas pessoas que têm algo a dizer para nós. Mas para isso é fundamental identificá-las." Ana Luiza Nobre


Sabe, sinto a mesma coisa que ela e devo dizer que aprendi muito mais pesquisando sobre o mercado do que na faculdade. No trabalho não tive muita sorte, a maioria das empresas para as quais trabalhei também tinham sérios problemas. Se me disserem, é assim o mercado, vou dizer que trabalhei em pouquíssimas, mas muito boas empresas que tinham noção do que era o mercado e conheci pela internet umas tantas outras que também tinham. Infelizmente elas são exceção.

Acredito que acontece um ciclo vicioso nesse caso. A escola é ruim, o profissional vai se tornar ruim se não se agilizar. Mas ao mesmo tempo o bom profissional não consegue ficar no local ruim, afinal se ele só for excelente profissional, mas não tiver um excelente QI não fica naquele mercado. E vai cassar mercados mais abertos ao seu profissionalismo.

A minha cidade perdeu e perde diariamente profissionais maravilhosos para as 2 grandes capitais Rio e São Paulo. Não que elas sejam perfeitas, mas há mais inteligência empresarial e aberturas para isso.

Ciclo de mediocridade influência nos baixos salários e desrespeito com o profissional e incentivo ao emprego público.

No final devo dizer que apesar de pensar nisso tudo não acho que foi (apenas) o mercado que me deixou na desilusão que me encontro, se quisesse continuar sendo publicitária ou "marketeira" teria ido para longe. Porém, queria recomeçar a escrever aqui.

Felicidades a todos

por Rutu Modan