quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Senior x Junior

O texto abaixo é de Seth Godins, resolvi traduzir porque já vi isso acontecer muito por aí e em qualquer mercado. A tradução é livre por isso com alguns errinhos, peço perdão pelas falhas.

Senior management

Um executivo recém-aposentado resolve "pegar" um trabalho como professor adjunto e da uma mexida na escola que trabalha, a escola e os estudantes estão impressionados pelo seu pensamento fresco e novas abordagens.

Um executivo da internet com 41 anos que a decadas está arruinando sua companhia, perde uma tendência atrás de outra porque continua vivendo em 1998.

Uma coisa que acontece com gestores quando eles se tornam sêniors é ficarem presos a idéias antigas. (Como vimos com o novo professor, sênior não é questão de idade e sim a quanto tempo você está no mercado).

Se você está fazendo o que faz a muito tempo você descobre (mas não imagina) que o trouxe a esta posição não é mais um fator diferencial.

Dependência da sua experiência invés da realiadade pode não dar certo (Rupert vive perdendo oportunidades e continua sem enternder o meio em que ele trabalha) ou pode dar (raramente) certo (Steve Jobs continua repetindo o mesmo modelo de negóccio - não é por acidente que a Apple não tem nenhuma ação real na media social. Ele acredita em criar lindos objetos, sistemas fechados e evangelizar desenvolvedores e criadores).

Vale a pena citar Arthur C. Clarke:"Quando um distinto e antigo cientista diz que algo é possível ele provavelmente está certo. Mas se esse mesmo cientista diz que algo é improvavel ele provavelmente estará errado."

O paradoxo está em quando você se tornar sênior as decisões que importam serão as que melhor serão tomadas por pessoas que são junior...

por Rutu Modan