segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Quero ser Sustentabilidade

Um dia desses estava em uma festa de despedida de uma amiga minha e comecei a discutir política com meu namorado e mais uma amiga. Descobri que sou uma reaça que é reaça pela pura falta de uma política que atingisse o que eu quero com a política (ta, ninguém entende). Mas fiquei sabendo através dessa amiga (Iza) que existe uma filosofia/política chamada cosmopolitismo que tem uma linha onde o mundo pensa no seu todo, não é capitalista selvagem.
Fui ler para entender o que é o cosmopolitismo, mas também não concordei por completo, mas uma coisa fiquei pensando. Para mim a política do futuro é a que se importa com o capitalismo sustentável, onde, sim vamos consumir, mas o consumo consciente - o que tem como filosofia o triple bottom line:

Triple bottom line ou People, Planet, Profit são os resultados de uma empresa medidos em termos econômicos, ambientais e sociais. São apresentados nos relatórios corporativos das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Por enquanto, são medições de caráter voluntário. Atualmente, na Europa Ocidental, 68% das multinacionais fazem este tipo de relatórios e, nos Estados Unidos, mesmo a percentagem sendo menor (41%), tem um crescimento vertiginoso. Em todos os casos, as empresas que apresentam esta conta tripla de resultados perceberam, antes de outras, que no futuro imediato o consumidor se tornará cada vez mais responsável e exigirá saber qual é o impacto econômico, ambiental e social que geram os produtos que premia com a sua compra* (WIKIPEDIA)


Então meus planos para o futuro são: trabalhar com marketing sustentável, e melhorar a forma como os consumidores brasileiros consomem, que tenham mais consciência do que compram.

por Rutu Modan