quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Moda Brasileira - visão de uma consumidora

Estou lutando a algum tempo para fazer um post sobre o mercado de moda nacional, na visão de quem está de fora é claro, mas era tanta coisa, mas tanta coisa para falar que eu não conseguia falar nada. To pensando em fazer em forma de tópico, vamos ver se funciona:

1. Moda brasileira ou moda Rio-Sampa?

Primeiro, quando fui fazer minha monografia sobre marketing de moda resolvi ver um seminário sobre marketing de moda (o fashion marketing da Glória Kalil) e a grande questão posta nos 3 dias é a identidade da moda brasileira para o mundo. Sendo sincera não via a importância deste questionamento, tanto que nem coloquei na minha monografia.

Mas mesmo assim essas "pessoas da moda" continuaram a fazer esta questão, pelo menos foi o que vi em alguns blogs de moda que comentaram o evento "pense moda". Eu, de vez em quando, gosto de ficar pensando com meus botões sobre o que eu faria se tivesse poder de consultor para aconselhar as pessoa... enfim, o ponto é que cheguei a conclusão que os estilistas e donos de marcas de roupa deveriam passar um ano conhecendo o Brasil e os brasileiros, entendendo do que eles gostam e conquistá-los primeiro, para depois conquistar o mundo com o que há de diferente na cultura brasileira para ser oferecido ao público mundial. E a grande coincidência que na mesma época desses meus pensamentos a Dra. Vodca falou isso em seu blog, vale apena ler.

Sério, porque estas pessoas tão afortunadas de viver no Rio e em São Paulo não conhecem melhor o Brasil antes de começar a tentar descobrir o tal DNA Brasileiro? Na boa, como você pode questionar isso se você faz roupa para poucos, se você faz um estilo que se vê em Londres, Paris, Nova York, mas nunca verá no Ceará, Natal, Acre e etc? Porque as pessoas da moda acham que no Brasil existe apenas o Sul Maravilha? Fica até feio fazer este tal questionamento enquanto estilistas viajam para Índia para conseguir inspiração. Enfim, só acho que o foco está mal selecionado.


2. Prêmio revelação da moda brasileira?
Aí lembrei que teve um tal de prêmio de moda de revelações da moda brasileira. Nem preciso contar que não teve nenhuma revelação e que quem foi premiado mora no eixo maravilha do sul maravilha, Rio-São Paulo. O tal prêmio teve opiniões diversas pelos blogs e sites sobre moda. Mas te contar que eu achei bem estranho pessoas juradas ganhando prêmio isso eu achei, sei lá, ética... sabe. Mas enfim, quem sou eu, nunca fiz parte desse mercado, a não ser como consumidora. Aliás como consumidora eu simplesmente acho que, atualmente, a Vogue Brasil é uma péssima revista de moda, posso citar duas que estão anos luz na frente dela (MAG! e KEY), mas isso sou eu, pobre consumidora. Então, não vou fazer grandes análises sobre o tema, mas como vocês podem ver desaprovo total.

Este post não tem muito link, mas se você quiser saber de onde tirei minha opinião é só ler todos os sites e blogs de moda listados no lado direito do blog.

3. Deve haver uma nova forma de Gerir a moda?
Ah! e um assunto muito interessante que vi hoje e que me deu coragem para terminar este post é o do About Fashion, veja aqui. Simplesmente divino e questionador (depois leia este post que fiz para você ter uma opinião mais completa sobre o assunto). Ele fala basicamente de uma necessidade de criar uma nova forma de gerir o mercado de moda, entendi que ele falava sobre o mercado brasileiro.

Pois, então, acredito piamente que a forma como a moda no Brasil está sendo feita está dèmodé (assim que escreve?). Como o mercado de moda, hype, brasileiro pode ignorar grande parte da população? Vamos combinar que o preço das roupas estão um insulto a inteligência do nosso bolso e desproporcional ao estado de crise que vivemos. Mas mesmo assim há roupas caras demais e mal feitas demais com marcas de estilistas "famosos" brasileiros. Acho que seria interessante baixar o preço e aumentar a qualidade para começo de conversa. Se você não quer baixar preço pelo menos a qualidade deve aumentar. Aliás, sugestão, que tal criar uma linha realmente mais barata da marca principal? Que tal fazer uma marca diferenciada, que entende que no norte o calor é absurdo e sobreposição é impensável? Sabe, conhecer um pouco os outros mercados que se atua e fazer pequenas diferenças em sua coleção, conceito igual, mas muda a forma de se vestir de lugar para lugar.

Há muitas opções do que pode ser pensado para se gerir um negócio de moda no Brasil, até ensinar à população uma forma criativa de se vestir, as possibilidades do vestuário sem necessariamente excluir a cultura local. Antropofagia que os Tropicalistas pregaram é uma idéia.

Fui verborrágica neste post, e não sei se fiz sentido, mas acho que o desabafo foi feito.

por Rutu Modan