quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Twitter como campo de pesquisa

Paul Isakson, um blogger que eu gosto de ler, resolveu fazer uma pesquisa sobre um programa de TV que ele queria prospectar para ser seu cliente. Para isso ele se transformou em @don_draper um personagem da série e começou a se envolver com ele e com os seus seguidores, que por interesse eram fãs da série. Com isso ele se envolveu com o verdadeiro cliente de seu possível futuro cliente e pode entender mais o perfil dele e teve a possibilidade de ter uma pesquisa de marketing mais acertada.

Bem, aparentemente a tal série acabou, ou algo do tipo aconteceu, e o Sr. Isakson teve de parar com suas pesquisas, mas ele não jogou fora o que foi coletado, aliás está coletando mais material dos fãs da série em questão para a conclusão do personagem.
É interessante entrar neste post e depois neste para vocês entenderem melhor.

Mas o interessante da história toda é a forma como este profissional se dedicou para conseguir a conta, forma criativa e ir direto aos clientes do cliente de forma disfarçada para poder entender o que realmente se pensa, se quer, enfim tudo o que o cliente sente e espera da marca que consome. Muito interessante o uso da ferramenta. Claro que se virasse um hábito ficaria cansativo, mas ações pontuais como essa são muito bem vindas.

por Rutu Modan