quarta-feira, 16 de abril de 2008

Eu quero falar de coworking

Faz algum tempo que não posto tão frequentemente quanto fazia antigamente, vários motivos, mas como eu vou viajar agora, queria deixar um último post falando de uma coisa que está me interessando muito ultimamente. O tema é coworking.

Segundo Wagner Fontoura do Boombust,
"O coworking nada mais é do que “o ato de trabalhar junto“, de compartilhar recursos, ferramentas, normas, diretrizes, de formas diversas. Isso pode se dar em espaços comuns ou não, virtuais ou offline."



Tudo começou pois leio muito o blog de Tiago Dória e ele falou do The Hub São Paulo. Comecei a procurar mais sobre o assunto e me apaixonar pela idéia e pensar que isso é vanguarda e uma forma ideal de trabalho (apesar de acontecer a milhões e milhões de anos esse tipo de colaboração). O primeiro contato que tive com coworking de fato, e que eu posso considerar um contato com coworking, foi no pbwiki pela minha amiga Dani, o pbwiki é um espaço onde você pode escolher algumas pessoas para entrar e onde vocês podem trabalhar online. Você pode estar no Brasil e seu colega no Japão, mas mesmo assim você pode fazer um trabalho bacana. Fiz isso com os trabalhos da pós, posso falar que eu era a mais empolgada de todas, amei a facilidade que você pode trocar informação e fazer trabalhos.

Agora, me empolguei com um local similar ao pbwiki, mas que não é tão virtual assim. O The Hub e outros espaços com a mesma funcionalidade. Você agora pode sair de casa, chegar em um escritório com um monte de gente de várias áreas e que não estão necessariamente trabalhando para a mesma empresa que você, mas que podem virar seus parceiros. Uma grande troca de informação, é como se a internet quisesse sair do virtual e ser aplicada no mundo real. Dessa idéia de sair do virtual, mas aplicar uma idéia deste ambiente é a loja Endossa que usa a idéia de lojas virtuais que vendem espaços para pequenos artesãos mostrarem o seu trabalho, virtualmente um ótimo exemplo é o Etsy: "Seu espaço para comprar e vender todas as coisas feitas a mão", slogan do site.

O coworking acontece a algum tempo no jornalismo, como alguns sites que tem seu conteúdo feito pelo público como o CMI fez a muito tempo e outros estão fazendo agora, claro que muitos sites não dão muito certo, tem grandes problemas, mas ainda assim é uma colaboração.

Mas perceba que em nenhum momento o virtual está completamente dispensado, mas é aplicado idéias interessantes do virtual para a vida real, sempre com um blog no suporte da idéia não virtual. Não que a idéia tenha começado no virtual, mas ela ganho um reforço muito mais lá dentro. Também contradizendo os péssimos candidatos a Nostradamus que diziam que com a internet o homem se isolaria de forma enlouquecedora em suas casas evitando todo tipo de contato humano, acredito que pelo contrário a internet aumentou a necessidade de contato com o outro, tanto é que esta idéia de coworking não está crescendo só no virtual.

Tem muito a ser dito sobre o coworking e acredito que este post não será terminado tão cedo, mas isso é um começo de organização de idéias para aplicação na vida.

Pessoas valando e mostrando seus projetos de coworking, vídeos: Tiago Dória

Visita às obras do The Hub SP - Tiago Doria Weblog/Videocast from Tiago Doria on Vimeo.


Visita à Endossa - Tiago Dória Weblog/Videocast from Tiago Doria on Vimeo.

Alguns espaços de coworking:
The Hub
CWSC
Ca'Bianca
The Coworking Institute

por Rutu Modan