terça-feira, 8 de abril de 2008

Newsgame


Um amigo meu tinha me falado a algum tempo atrás sobre isso, mas nem dei muita bola, porque, infelizmente, sou daquele tipo de pessoa que precisa ver para entender/compreender alguma coisa. Mas aí ontem eu vi e compreendi o que é Newsgame.

Saí pedindo para amigos que trabalham com multimídia e jornalismo para que eles façam. Vocês também vão querer um brasileiro depois de entenderem o que é.

O newsgame segundo Tiago Dória: "Newsgames é um conceito que surgiu, mais ou menos, em 2003 e refere-se a jogos feitos com base em notícias ou um acontecimento em curso."

Para mim o newsgame é uma alternativa de se dar uma notícia, ou até de informar os mais jovens. Pode ser um formato a ser adotado pelos colégios para ensinarem os alunos sobre temas atuais, através de jogos.

Este formato é interessante, mas não para todo tipo de notícia. Acredito que seja para matérias especiais um complemento dessas matérias. Não acredito de forma alguma que o newsgame possa substituir a notícia por inteiro, mas é uma ótima forma de complementar a notícia e transforma-la em algo mais interessante. Um exemplo de como pode ser usado o newsgame é uma revista X fazer uma matéria bombástica, com várias páginas e colocar no seu site um newsgame sobre esta matéria, complementando a notícia.

Indo para um lado mais estatístico, segundo Howard Finberg (diretor do Poynter):
"A taxa de retenção de informação em um newsgame é de 70 a 80%, enquanto num meio com texto e algum elemento multimídia - áudio ou vídeo - é de apenas 50%."

Por aí vemos que o newsgame passa ser informativo e educativo, acredito que seria interessante tanto jornalistas e educadores começarem a pensar sobre este formato de forma mais sério no Brasil, como temos uma educação deficiente tomar tecnologias para transformar a educação do Brasil me parece bem coerente.

Quem já fez:
El País (um dos primeiros a fazer): Play Madrid
The New York Time: Food import folly
CNN: Presidential Pong
G1: Audiopops

Quem desenvolve:
Newsgaming
Persuasive Games

Principal fonte Tiago Dória

por Rutu Modan