segunda-feira, 19 de maio de 2008

Campanha bem pensada

Resolvi colocar o vídeo depois da análise, que aí vocês podem ter a opção de já ver o vídeo com a análise em mente, ou vocês podem ir direto no vídeo.

O vídeo abaixo vi em 2 blogs e os dois fizeram análises diferente dele, e eu também farei uma análise diferente, isso para vocês entenderem como é interessante esta ação.

O vídeo abre um leque enorme para os vídeos publicitários na internet, pois junta várias "ações" dentro dele, e apesar dessa complexidade aparente ele vai direto no seu público-alvo. Suas complexidades:
Primeiro o vídeo vende duas marcas;
Segundo o vídeo é até bastante longo;
Terceiro aparece 3 assuntos tratados como se fosse um só, parece bem confuso, mas na verdade para seu público ele é bem claro.
O formato do vídeo: aula/dicas do melhor material a ser usado para grafitar com qualidade, mas também é enfático ao dizer qual marca usar. E no final fecha com a verdadeira marca "apoiadora" do comercial.

Esta marca grande de esportes está querendo atingir um público bem específico quando faz um vídeo desses. Apesar de ter uma ignorância sobre os detalhes desta arte pude perceber que no vídeo eles pegam uma marca de tintas, provavelmente luxo os grafiteiros. Eles colocam como apresentador um grafiteiro referência na arte. A mídia utilizada também é pensada como espaço que de fato encontra-se o público-alvo. Em um artigo do NY Times, os homens quando estão na internet preferem ver e baixar vídeos, ou seja, YouTube um canal muito utilizado por eles, principalmente para divulgar seu trabalho ou momento na vida. Então fizeram um vídeo viral que foi colocado no YouTube, local onde você encontra o público-alvo, também têm o vídeo no myspace.

Imagino que vocês perceberam que eles utilizaram tudo que este público gosta, e entraram onde eles estão. Como esta campanha pode não atingir o público? Afinal, eu mais meia dúzia de pessoas já espalharam este vídeo pela internet.

É bom lembrar que o grupo em questão têm uma predileção por usar apenas tênis, por isso um grande mercado para a empresa. Mas eles entenderam que este cliente é bem diferente dos demais clientes da empresa, sua linguagem é outra, seus interesses também. Eles segmentaram para poder atingir da forma mais adequada esta parte do mercado.

Gostei bastante de todo o conceito e a preocupação que tiveram, mas também a ousadia que é esta campanha, a forma como ela foi feita e a mídia usada. Isso é saber quem é seu cliente e seus interesses. Acredito que provavelmente não foi uma ação cara, pois a marca principal divide a campanha com uma segunda marca.



blogs onde vi o vídeo: Paul Isakson e Cris Brogan

por Rutu Modan