Este post vai ser uma forma de "desabafar" idéias que tenho. Eu sofro de um problema de criatividade improdutiva e alheia. Explico: muitas vezes eu penso em empresas, empresas públicas, setores públicos, entre outros e crio soluções para elas, mas esta solução muitas vezes não terão oportunidade de ver a luz do dia. O que me deixa meio decepcionada, afinal é uma ação improdutiva e muitas vezes apenas interna, e muitas vezes ela não terá oportunidade nem de evoluir, melhorar.
Dessa vez pensei na parte de comunicação do Senado Brasileiro e como ela pode acontecer na internet. Pensei em formas de como o senado pode se comunicar com os mais jovens e essa a geração internética.
Primeira solução: aumentar as mídias que os senadores usam para comunicar o que fazem, seus projetos, suas lutas no senado e suas opiniões sobre os vários assuntos voltados. Nesta parte já há vários senadores e deputados usando estas mídias, mas centralizar todos os blogs oficiais no site do senado seria interessante. Complementaremos estes blogs com o Twitter, um microblogging onde pode ser atualizado constantemente, e onde a população terá oportunidade de acompanhar os passos do senadores enquanto estão exercitando esta função. Vocês podem questionar que muitos desses senadores não sabem nem usar internet quanto mais usá-la destas formas, bem todos os senadores têm seus assessores que podem fazer este papel de linkar o senador com seus eleitores e com a população brasileira.
Pontos positivos da proposta: acompanhar os senadores de forma mais fácil e eficiente e entender suas propostas e suas opiniões. Facilita o papel do cidadão.
Pontos que podem dificultar a ação: assessores despreparados para usar as ferramentas, resistência de senadores com internet.
Segunda solução: criar formatos novos para que a população entenda os projetos de leis , as discussões que acontecem no senado e entender como funciona o senado. A forma mais usual de mostrar essas questões são textos de difícil entendimento, com linguagem rebuscada. Para facilitar e trazer interesse no entendimento dessas questões a solução que ofereço é utilizar o newsgame e hipervídeos, estas são mídias novas até na internet, mas são espaços interessantes onde há interatividade com a população no formato que a eles interessa muito.
Newsgames: os mais jovens estão acostumados e gostam muito de jogos interativos, por isso este formato pode interessar muito a este público. Mas o mais interessante deste formato é que ele ensina de forma divertida e da mais intendimento que um texto elaborado.
Hipervídeos: além da interatividade é um espaço de vídeo onde o mesmo tem links de textos, outros vídeos e imagens que podem ilustrar de melhor forma o assunto tratado.
Pontos positivos da proposta: interatividade; formatos mais interessantes e que formam um link com quem está sendo passada a informação.
Pontos que podem dificultar a ação: profissionais qualificados para fazer tais ações; tempo de criação (pode demorar); quantidade produzida por mês; divulgação
Terceira solução: Esta solução é para poder divulgar as ações anteriores, afinal do que adianta fazer tais ações se elas não são divulgadas? Bem, o ideal é continuar na internet para isso. Fazer vídeos virais para colocar no You Tube é uma opção, mas devem ser vídeos que despertem a vontade de vê-los, então filmes mais engraçados seriam o ideal. Colocar vídeos de seções do senado onde há alguma situação interessante/engraçada e que no final um slogan para que as pessoas entrem no site do senado. Este vídeo também pode ser inserido na TV.

por Rutu Modan