quarta-feira, 25 de junho de 2008

A Itália fez um golaço no Brasil

Hoje vi uma coisa que deveria ser destacado na moda. Engraçado o meu timming, porque a matéria foi publicada a uma semana atrás(18/06/2008), o SPFW acabou ontem e só vi a matéria hoje. Ela veio bem na hora em que eu questionava muita coisa:

Depois de ver algumas coisas do Fashion Rio e do SPFW fiquei realmente triste, afinal, somos um país criativo, que tem Tropicalismo, Bossa Nova, Baião, Samba, Chorinho (...), enfim, somos um país de vasta cultura e interesses. Mas conseguimos fazer, apenas, uma moda mediana, muitas vezes chata, não aproveitamos a nossa bagagem cultural. Acredito que foi José Miguel Wisnik que falou uma vez que o Brasil tinha potencial para ser um local de moda de vanguarda. E sabe o que é pior, temos e não fazemos.

Bem, voltando à matéria publicada no blog da Cathy Horn, veja aqui, essa matéria chama a atenção para uma das coisas que o Brasil poderia ter feito a muito e muito tempo, não fez, faz o contrário, veja aqui, e deixa a Itália fazer antes. Este é a coisa mais vanguarda que vi nos últimos tempos na moda. A Vogue Italiana, mais propriamente Franca Sozzani (editor) e Steven Meisel (fotógrafo), ao perceber que as passarelas estavam muito iguais, pois todas as modelos eram caucasianas e ... iguais, e vendo como as lindas modelos negras não pegavam quase nenhum desfile, resolveu fazer uma edição só com modelos negras. Lindas, charmosas e elegantes, mulheres que colocariam qualquer Gisele Bündchen no chinelo.



Fiquei facinada pela idéia, acredito que foi no início ou final do ano passado, falei aqui sobre a revista do SPFW que usou apenas uma modelo, caucasiana, para fazer todos os editoriais e sugeri que, como brasileiros, deveria ter sido feita uma edição só com mulheres como Camila Pitanga, que tem muito mais expressão e beleza do que a modelo em questão.

É uma pena essa iniciativa não ter partido do Brasil, é uma pena o tal "mundo" da moda brasileiro estar tão pobre, tão sem graça, tão igual a tudo que já foi feito, só tiro desse balaio Lino Vilaventura, que considero um dos melhores (ou o melhor?) estilista brasileiro da atualidade. Ele é lúdico, usa a cultura da sua terra para dar vida a suas criações, é vanguarda.





imagens: todas do NY Times.

por Rutu Modan