sábado, 16 de junho de 2007

Festas Juninas


Sempre gostei de Festas Juninas, a comida é uma delícia, é do tipo que te traz aconchego, a temperatura que faz as pessoas se juntarem, o frio é um grande aglutinador de pessoas, a música da um ar de interior muito bom, alguma coisa da fazenda, traz a identidade do país.

Pensando como profissional de marketing as Festas Juninas são uma oportunidade maravilhosa de juntar a tradição e a cultura nacional com os momentos de observação mercadológicas e de pesquisa sobre atitudes e gostos do consumidor.

Eu tive uma experiência recente com essas festas e parte do marketing, mas precisamente o endomarketing. A festa junina do trabalho, que foi estrategicamente colocada na sexta-feira em horário de expediente para que todos os funcionários aparecessem, foi um exemplo de como festas tradicionais, principalmente a Junina pode ser utilizada como forma de “tocar” as pessoas. A festa teve teatrinho junino (aquele que tem um casamento atrapalhado), comidas típicas, decoração típica e todo mundo fantasiado. Isso mesmo, as pessoas da empresa se fantasiaram e foram curtir a festa na hora do almoço. Eu, como funcionária nova, conheci todas as pessoas da empresa, e elas me conhecerem (já que fui o padre do teatro). Houve uma interação das pessoas, fortaleceu o vínculo entre os funcionários. Achei lindo, muito bem planejado, não sei se essa tinha sido a intenção, de melhorar os relacionamentos e trazer interação entre os funcionários, chefes e donos da empresa.

Claro que podemos utilizar de outras formas a Festa Junina, até com clientes externos. Mas podemos utiliza-la de forma tradicional como ferramenta do marketing.

por Rutu Modan