terça-feira, 5 de junho de 2007

Marketing Lateral

Ano passado ou retrasado li um livro do Kotler chamado “Marketing Lateral”. Achei a teoria muito interessante, mas infelizmente nunca mais ouvi alguém falar desta teoria, nem outro livro sobre ela. Por isso me sinto no dever de divulga-la.

O Marketing Lateral parte da idéia de que tanto se segmentou que fica inviável a segmentação, fica cara e sem grande retorno por isso foi criado uma nova forma de personalizar tanto serviços quanto produtos. Esta teoria diz que para sair da segmentação excessiva é necessário criar algo novo que parte deste produto extremamente segmentado. A história que melhor ilustra o Marketing Lateral é a da barra de cereal:
“Era uma vez um produtor que entrou no mercado de cereal matinal. Ao perceber que o mercado estava saturada ele resolveu dar uma saída para seu cereal de forma criativa. Quando estava pensando em como usar o cereal, que ele já tinha como matéria-prima, ele estava comendo uma barra de chocolate. De repente ele teve uma insight, porque não fazer um cereal matinal em barras, continua no mercado de cereal mas ele tinha um novo formato. Só precisou o departamento de p&d achar um produto que ligava os cereais para ter formato de barra.” O Marketing Lateral é o produto/serviço que surge a partir da junção de dois ou mais produtos/serviços, e muitas vezes esse produto é início de um novo mercado, no caso da barra de cereal ela não serve só como alimento de café da manhã, mas, também, como lanche e alimento que ajuda na dieta. Este produto também pode atingir novos públicos-alvos, o cereal era mais voltado para crianças a barra de cereal principalmente para mulheres adultas.
Esse é um resumo de uma teoria muito interessante que te faz pensar e ser mais criativo quanto ao produto ou serviço que você oferece.

Livro indicado: Marketing Lateral – Philip Kotler

por Rutu Modan