segunda-feira, 4 de junho de 2007

Seu Marketing, que não existe, é sim uma bosta

A moda em Brasília ainda esta nascendo, pouquíssimas pessoas fazem marketing ou relações públicas, só contam com a sorte de alguém acha-los, com os amigos divulgarem ou com a fidelização de clientes que não são incentivados a serem fiéis.
Certo dia eu estava interessada em trabalhar com uma loja de grife de Brasília, perguntei quem fazia o marketing, eles disseram “ninguém a direção faz quando precisa”. Como se o marketing fosse feito “só quando precisa”, um erro enorme, principalmente em um empresa que já tem 20 anos de estrada, e incrivelmente se manteve sem o devido preparo. Não é preciso apenas que se tenha talento, e seja bem feito, a empresa tem de se divulgar. O mais engraçado é que para mim a tal empresa tinha apenas uns 5 anos ou coisa parecida, para mim ela era bem jovem, mas esta empresa com 20 anos e só agora esta encontrando o caminho de saída do anonimato. Provável que tenha auxílio de um RP já que ela faz muita notícia, ta, moderada notícia.
Esta empresa que tem, hoje, 20 anos. Poderia estar em outros locais, não só em Brasília, podia, como uma de suas concorrentes, ter conquistado cidades dos estados próximos a Brasília. Esta empresa continua em Brasília e pelo que sinto podia estar enorme, já ter ido para São Paulo. Ter criado uma estratégia de conquista do mercado nacional.
Creio que a falta de um marketing mais ativo tenha detido o crescimento desta empresa, e tenha feito ela escolher como uma das modelos principais para seus desfiles uma “celebridade” estranha para seu produto. Imagine uma celebridade que virou celebridade por conta do avô que faz parte da vida política do país, e que parece ser a única da família que não vai ter muito sucesso. Como atriz esta celebridade ainda não decolou, e por falta de talento vai demorar a decolar. Imagine que esta mesma celebridade é muito pouco conhecida, aliás quase não conhecida. Você traria esta celebridade para representar a sua marca? Eu não, e creio que nenhum bom profissional de marketing a traria. Pois esta empresa em questão trouxe. Este corriqueiro show de erros faz com que a empresa desapareça em relação a seus concorrentes e não tenha força caso um dos concorrentes a queira tirar do mercado. Estranho é ver que os administradores desta empresa não notarem a falta que o marketing ativo e pró-ativo faça em sua empresa.
Ah! E para quem perguntar, eu estou sim fazendo um plano para eles, e sim vou vender para eles e sim eles vão fazer sucesso.
Livro indicado: Seu Marketing é uma Bosta – de Mark Steven

por Rutu Modan