sexta-feira, 8 de junho de 2007

O Marketing e o Meio Ambiente

A partir do início deste ano ocorrem e aparecem muitas estratégias e formas de se preservar a natureza e evitar o aquecimento global.

Primeiro eu vi no SPFW as referencias sobre neutralização ambiental das empresas e depois vieram os relatórios da ONU sobre o aquecimento global. Causou uma comoção e todos ficaram com peso na consciência.

Mas o que isso muda nas empresas e no marketing? Muita coisa, as empresas agora tem de ser limpas, a sociedade via exigir isso. E agora muitas empresas podem se divulgar como empresa que é neutra e limpa, a revista do SPFW tem selo de neutralizada. Que quer dizer que a revista plantou as árvores para neutralizar o carbono que ela soltou enquanto era feita. Você pode fazer os cálculos de quantas árvores você precisa plantar neste site:



A primeira “arte” da administração que criou teorias ambientais foi a economia: “A economia ambiental é um sub-ramo da economia que se debruça sobretudo no estudo do uso de propriedade comum. Actualmente temas relacionados com a economia ambiental têm sido bastante popularizados. A economia ambiental procura arranjar maneiras de mitigar os problemas de modo a maximizar o valor dos recursos. Entre esses temas incluem-se: a desflorestação, a sobre-exploração dos recursos marinhos (essencialmente a sobrepesca), o aquecimento global derivado do efeito de estufa resultante das emissões de gases para a atmosfera, etc. Um grande impulso na área foi dado pelo protocolo de Quioto (procura de meios para reduzir o efeito do aquecimento global).” (Wikipedia)

Eu creio que o marketing está durmindo ainda para este bum do ambientalismo, e já devia ter acordado a algum tempo, principalmente num país como o Brasil que tem como um dos principais cartões postais a Floresta Amazônica, e devia ser o primeiro país a fazer marketing ambiental e mostrar que aqui temos desenvolvimento e preservação ao mesmo tempo.

Soluções que as empresas podem desenvolver quanto ao marketing ambiental: neutralização, usar o selo de empresa neutra. Empresa limpa que usa combustíveis alternativos e não sujam o meio ambiente. Mostrar que os funcionários também entraram na onda de plantar uma árvore. Desenvolver divulgações que mostrem a empresa preocupada com o aquecimento global. Para um cliente que eu dava consultoria sugeri que ele plantasse árvores em pontos estratégicos da cidade e ao lado delas uma placa com a logo da empresa, o nome da árvore, e um slogan para a campanha de neutralização.

É necessário que os empresários se conscientizem para este grande problema e para suas soluções. A era do capitalismo maquiavélico está no fim é necessário pensar não só no ambiental mas no social também, mostrar para seu consumidor que a empresa se importa é uma mensagem muito valiosa e que ficará na cabeça deste consumidor, que vai preferir comprar na empresa limpa do que em uma empresa que não se importa.

Outros sites: Mend of the wolrd

por Rutu Modan