segunda-feira, 31 de março de 2008

Carona


Existe uma série nova na Sony que me chamou a atenção, não pela qualidade ou por ser interessante, mas pelo tema dela. A tal série é Car Poolers, ou caroneiros, e o que me chamou a atenção é esse incentivo de se dar carona.

Vendo a série e vivendo em uma cidade que carro é uma necessidade e não um luxo, pensei que talvez seria interessante que o governo incentivasse a carona. Sério mesmo. Primeiro lugar, se você da carona para 4 pessoas irem ao trabalho são - 3 carros, + 3 vagas, - poluição e - trânsito congestionado.

Mas para que isso aconteça deve ter um incentivo para as pessoas darem carona, por exemplo, uma pista dupla só para quem da carona (inspirado na série), vagas especiais e perto dos prédios para quem da carona (sabe a vaga preferência de idoso e deficiente, que tal ter para caronas). Tem um incentivo muito interessante uma cidade americana, Contra Costa County, está oferecendo as pessoas que dão carona gasolina de graça, faz parte de um concurso, mas é muito interessante, veja reportagem aqui.

As vantagens de se dar carona são muitas, economia de gasolina, economia de poluentes, se tem menos carro na rua isso significa mais vagas, se tem menos carro tem menos congestionamento. Mas é claro que tem a opção de ir de bicicleta, que é bem interessante também, mas chegar no trabalho suado é meio complicado.



Esse tipo de ação também é ecologicamente correto, o que no Brasil temos muita falta. Ano passado muita gente falou de alternativas para o aquecimento global, plantaram não sei quantas árvores em São Paulo para neutralizar o carbono, mas nada realmente efetivo, e nenhuma política pública de reciclagem, de caronas, de incentivar o uso de bicicleta como alternativa de transporte, enfim, muito se falou, pouco se fez. Mas acho que começando dentro de casa, reciclando o lixo, transformando em compostagem lixo orgânico, usar ecobags quando for as compras, levar baterias velhas para o supermercado que recicla e usar carro flex, já é um bom começo.

por Rutu Modan