quarta-feira, 5 de março de 2008

Entrou na Internet virou For free

Em uma matéria da WIRED foi defendida a idéia que o futuro dos negócios da internet é o "for free" ou de graça. Veja a matéria aqui.

Achei interessante, apesar de longa a matéria, eles começam falando que a idéia de dar o produto de graça para o consumidor veio com a Gillete que por volta da década de 30 no século passado, colocou giletes como brindes em pacotes de outros produtos. Claro que a idéia era como só com a gilete não dava para utilizar você tinha que comprar o local onde se colocava a gilete. A idéia é dar parte do produto, que não funciona sozinho para a pessoa comprar o restante que era muitas vezes mais caro que o produto dado.

Dessa idéia ela começa a falar que na internet os produtos e serviços oferecidos normalmente tem custo zero e que essa é uma nova era no mercado, o produto/serviço de graça. Um exemplo é o NY Times que fornece informação de graça para os leitores, mas quem conhece o site sabe que ele é cheio de publicidade e em alguns "cadernos", para você entrar, você passa por uma publicidade. Aqui a gente volta a idéia do mecenas na internet, na verdade a informação é paga, e algumas vezes é até mais cara na internet, mas quem paga são os mecenas, empresas que anunciam no caso do NY Times.

por Rutu Modan