quinta-feira, 13 de março de 2008

Mais sobre o papel do blog

Continuando o assunto de ontem, veja aqui,ProXXima 2008, o eventos que está sendo realizado em São Paulo discutiu sobre o blog como mídia. Parece que a discussão está ficando cada vez mais interessante e vejo que tem muita gente contra a padronização de blogs e muitas que querem padroniza-los. Sou contra a padronização, pois blog é um meio de expressão que tem personalidade e sua beleza é ser diferente de outros.Quer ver a cobertura do evento? Entre no Meio & Mensagem aqui.

'Blog não é mídia', diz Carlos Cardoso, do Problogger
Por Fábio Suzuki
Publicada em 12 de Março de 2008 às 14:58
Painel debateu a expansão do meio e as dificuldades em atrair anunciantes para a ferramenta online

A questão colocada no título do painel 'O Fenômeno dos Blogs: já chegou a hora de virar mídia?' foi respondida com os dados divulgados sobre a ferramenta on-line pelos próprios participantes. Atualmente, são 2,2 milhões de páginas na web só em língua portuguesa e 50,2% de toda navegação mundial acorreram nessa rede de informações no mês de janeiro deste ano. Com esse cenário, a discussão entre os profissionais do meio durante o Proxxima 2008 foi como tornar essa mídia como um negócio.

Mas apesar dos números, Carlos Cardoso, do Problogger, polemizou o debate ao afirmar que os blogs não são mídia. "Como é feito e assinado por uma pessoa, esse meio não faz o papel de um veículo tradicional", afirma. A afirmação foi logo negada pelos painelistas participantes. "Está nascendo a geração do eu-mídia. Acho que as pessoas podem ser mídia também", contesta Edney Souza, da Interney. "Esse não é um mercado nem um pouco incipiente e tão pouco amador", complementa Cláudio Roca, do BlogTV.

Mas para reforçar o meio no mercado, a sugestão dada pelos 'blogueiros' é que as empresas procurem as páginas de conteúdos específicos, que em sua maioria estão longe de serem os mais acessados. Dessa forma, os anunciantes conseguem direcionar sua ação para um público mais apropriado e de maior interesse em relação à iniciativa anunciada. "Hoje há ferramentas que possibilitam o mapeamento de blogs por determinado assunto. Esse é um bom caminho para as companhias e agências começarem os trabalhos de utilizar o meio como mídia", afirma Souza. "Para o anunciante é mais rentável comunicar com um blog de menor expressão mas com um público peculiar que atenda a demanda do produto, do que pegar um blog top e muito abrangente", Roca.

Mas a distância com as empresas é explicada pela falta de padronização das páginas e das peças publicitárias que ali podem ser inseridas. Para Fábio Seixas, da camiseteria.com, o mercado ainda enxerga as soluções do blogs como as mesmas que são inseridas em sites. "Essa dificuldade dos anunciantes chegarem até essa mídia deve-se ao modelo tradicional com que as agências planejam as ações", diz ele.

Os participantes também chamaram a atenção para as campanhas que incluem um blog na estratégia de comunicação. "Acho um erro criar um blog apenas para uma ação publicitária e não levar essa idéia adiante pois senão seus leitores ficam órfãos. É preciso criar uma fidelidade com o público ali envolvido", comenta Roca. O painel foi moderado por Wagner Martins, da Agência Espalhe, e contou ainda com as participações de Alexandre Fugita (TechBits) e Renato Shirakashi (Via6)

por Rutu Modan