quinta-feira, 6 de março de 2008

Hipervídeo

Estava fazendo uma pesquisa para o trabalho sobre hipervídeo, principalmente feitos no Brasil, achei muito pouca referência sobre isso e muito poucos trabalhos feitos com esta tecnologia.

Até onde foi minha pesquisa percebi que o hipervídeo pode ser algo muito maior do que uma TV Digital. É uma ótima tecnologia para jornalistas, publicitários e educadores. São vídeos interativos, onde você pode navegar por ele. A idéia pode evoluir para muitas e muitas funções, acho que deveria haver mais investimento nesse tipo de mídia.

O problema do hipervídeo é que para muitas pessoas ele pode ser confuso, como ele tem muitas "atividades" a pessoa pode não saber como utiliza-lo e até perder o raciocínio do que está sendo falado, acredito que é necessário vários estudos para tornar esta ferramenta mais eficaz e evitar confusões. Aliás, como tudo que é novo, é necessário ter pesquisas com público para ver a maneira mais efetiva e com menos confusão, mas ao mesmo tempo tendo muita informação dentro do vídeo.

Sinceramente acredito que pessoas mais antigas e que não tenham muita habilidade com o computador e a internet possam encontrar muitas dificuldades, aliás acredito que esse tipo de pessoa não irá usar esta ferramenta.

Existe uma ferramenta que faz hipervídeos, não tem tantas opções, como passar de um vídeo para outro no mesmo "espaço", mas para iniciantes é uma ótima forma de treinar. A ferramenta é o site Asterpix, um tipo YouTube para hipervídeos. Exemplo dos vídeos dele abaixo:

Infelizmente neste vídeo só tem uma interação no início do vídeo.


Um local que tem hipervídeos muito interessantes é a Agência Brasil, achei apenas 2, que valem muito a pena ver. O melhor na minha opnião é o vídeo Consumo Consciente, veja aqui. O segundo vídeo é o Nação dos Palmares, um documentário, veja aqui.

Quer saber mais sobre hipervídeo? Entre nestes sites: Yaso1 e Yaso2, Andre Deak, Wikipedia, Gattune, Daniela Bertocchi.

por Rutu Modan