quinta-feira, 6 de março de 2008

PolÊmica no You Tube

Eu to falando, aconteceu algo que os vídeos estão bombando ultimamente. A última que fiquei sabendo pelo blog do Fábio Seixas é que a banda Cansei de Ser Sexy está com um vídeo em 1ºlugar no YouTube.

Mas muita gente não ficou feliz com isso, aliás estão achando que é tudo armação. Que alguém está fazendo malandragem para aumentar os números. O site Waxy está desesperadamente provar que é tudo armação, que a banda brasileria não pode estar tão acima assim. Mas eu tendo a concordar com o Fábio Seixas em: "Mas o que o analista em questão talvez não perceba é que muitas dessas visualizações podem estar sendo geradas a partir do embed em blogs e site de música. Ou pelo menos esse teria sido o Tipping Point no crescimento da populariade do vídeo."

O Waxy entrevistou até quem fez o vídeo para tentar uma explicação, ou até acusa-lo, vai saber, o diretor do vídeo é o italiano Clarus Bartel.

Vale lembrar que houve um concurso do site de comunidade italiano Qoob.tv, onde os fãs podiam mixar imagens da banda e transformar em um vídeo, veja aqui. Mas a música envolvida neste concurso era "Alcohol" e a música da polêmica é "My Hot Hot Sex".

A entrevista traduzida para o português da Waxy com Clarus Bartel:

Tudo começou com o concurso do Qoob. Eu não participei do concurso, eu apenas fiz o download as imagens para edita-las e adicionei outra música. Eu cortei algumas cenas que eles estavam cantando e adicionei alguns efeitos no fundo, e fiz o upload no YouTube.

Nunca imaginei que um vídeo tão feio, feito derrepente sem preparo, fosse ficar no topo das paradas. Acredite, mesmo pegando efeitos do comercial do iPod, nada pode explicar o número absurdo de visitas. Eu recebo constantemente mensagens me acusando de ser hacker, quando eu mal consigo ligar e desligar o computador. Algumas pessoas me acham um gênio, porque eu confrontei o sistema. Todo mundo é livre para me imaginar como querem, como preferir. Como um garoto italiano de Roma que constantemente me escreve, pois está convicto de que tudo isso é uma conspiração.

A discrepancia entre os números de comentários e de visitas tem a ver com o fato de eu deletar as centenas de insultos que recebo todo dia. Mas o restante desse absurdo eu não tenho explicação. Eu sei tanto quanto vocês.

O tal vídeo:

por Rutu Modan