terça-feira, 27 de novembro de 2007

Criando um Podcast

Acho que já falei aqui sobre a minha mais nova obsessão, o podcast. Acho a idéia maravilhosa, e de uma liberdade de expressão enorme. Tenho para mim, que nós devemos usar todos esses recursos tecnológicos de comunicação para tentar expressar o que realmente vale a pena ser ouvido (ou visto), vivemos em um período que preza mais por futilidades do que por sinceridades e coisas belas.

Queria ficar filosofando aqui sobre o que me encantou no podcast, mas este post é para ensinar a quem quiser como fazer um podcast. Seguinte, peguei este manual do euPodo e do site Terra .

Então, mãos à obra:

Material:
1 fone de ouvido
1 microfone
1 PC ou MAC
Programa de Edição de Áudio: No MAC-GarageBand (vendido no pacote iLife); No PC - Audacity e o All2wav (ambos são free)

Passo 1:
Conecte o microfone e o fone de ouvido no computador, o fone serve para você ter maior controle do que está sendo gravado, lembre-se de que todos os sons do computador serão gravados então desligue outros programas que fazem barulhos.


Passo 2 – PC:

Escolha o programa de preferência para a edição do áudio, o Terra escolheu o Audacity, então iremos exemplificar esta ferramenta, mas escolha a que você ficar mais confortável, é aconselhável baixar também Lame Encoder, que vai ser utilizado para a transformar o áudio gravado para o formato MP3.

Abra as preferências do programa clicando em Arquivo, Preferences. Na aba Audio I/O, selecione sua placa de som para gravação (recording) e reprodução (playback). Na caixa de seleção Gravação (Recording), escolha 1 (mono). Não escolha a opção estéreo pois ela deixa o arquivo muito pesado. Na aba Quality, mantenha a Sample Rate no padrão, 44.100Hz e escolha 16 bits para o formato de sample. A próxima aba, File Formats, comanda as opções de conversão do arquivo final, e é muito importante. Clique no botão Find Library, navegue até onde está o Lame Encoder e selecione 64 como taxa de bits. Lembre-se de deixar o arquivo leve, pois o intuito é que as pessoas baixem seu arquivo de forma rápida e fácil. Verifique, no indicador do volume de gravação se ele está num bom nível.

Ao terminar de gravar, clique no botão Stop e salve o arquivo em formato WAV, por precaução. Agora, você pode adicionar a trilha de fundo, músicas e efeitos especiais arrastando o arquivo para o programa de edição. Você também pode usar o programa para cortar momentos indesejáveis que às vezes surgem na gravação, selecione os pedaços a serem cortados e apertando Delete. Caso mude de idéia, utilize o arquivo WAV que foi salvo para reiniciar a edição. Programa pronto, escolha a opção Export as MP3 no menu Arquivo.

Passo 2B – PC:
No site euPodo eles dão a dica de usar os dois programas All2wav e Audacity, segundo eles o primeiro é mais fácil de ser utilizado para a captura de sons enquanto o outro ficaria para a parte de edição de áudio.

“O primeiro passo é iniciar o All2wav e escolher a opção Record sound from another application e clicar em Next. Na próxima janela, você deve escolher o nome para o arquivo a ser criando, colocando a extensão .wav depois do nome do arquivo, e selecionar a qualidade de gravação. Em função do espaço para o arquivo no servidos e da transferência para o usuário final, os podcasts não podem ser muito grandes. O melhor a fazer é gravar o áudio na melhor qualidade possível nesta fase, e controlar o tamanho final quando for exportar o arquivo usando o Audacity. Para começar a gravar imediatamente, é só clicar no botão Finish. Caso contrário, desmarque a caixa de seleção Record Now. A parte mais importante para a criação de um podcast é verificar no controle de áudio do computador a fonte de gravação. Para tanto, abra o painel de controle, clique em Sons e Dispositivos de Áudio, e selecione a aba Áudio. No item Gravação de Som, clique em volume e marque a caixa de seleção Stereo Mixer.
Com o áudio gravado, você deve então iniciar o programa Audacity. Nele, escolha File, Open, e selecione o arquivo de áudio gerado com o All2wav, onde está o podcast. Nesta fase você deve entrar selecionar nas preferências do programa (que podem ser encontradas em File, Preferences) a qualidade do arquivo mp3 final. A seleção é feita na aba File Formats, com a escolha da bit rate do arquivo mp3. Como já foi falado anteriormente, os podcasts normalmente utilizam 64kbps como qualidade do som, um bom compromisso entre qualidade e tamanho de arquivo. O passo final é exportar o arquivo para o diretório de sua escolha, clicando em File, Export as mp3, e selecionando o local. Este arquivo finalizado deve então ser colocado em um servidor na Internet, para que as pessoas possam baixar o podcast.”

Passo 2 – MAC:
Quando você inicia o GarageBand, uma nova faixa com o Grand Piano é automaticamente inserida. Clique em Command+Delete para apagar, e em option+Command+N para criar uma nova faixa. Selecione Real Instrument, Vocals, No Effects, utilizando o modo estéreo, e clique em Monitor: On para acompanhar o que está sendo gravado no Mac.

Após a gravação da voz, basta inserir as músicas desejadas e os efeitos especiais, como faixas (tracks) separadas, ajustar o volume para que a música não encubra a voz e pronto. O próximo passo é exportar o arquivo para o iTunes, onde ocorrerá a próxima fase da produção. O GarageBand exporta para o iTunes no formato AIFF, que gera arquivos muito grandes para serem utilizados nos podcasts (um dia todos teremos banda larga mas, por enquanto, ainda é importante levar o tempo de download em consideração). No iTunes, clique em Command+, para abrir as preferências do programa, e vá até a aba Importing para selecionar a qualidade e o formato do arquivo a ser exportado. Para um podcast, em função do espaço, geralmente se utiliza o formato MP3 com 64 kbps de qualidade.

Para dar um ar mais profissional à sua obra, você pode adicionar imagens ao arquivo arrastando-as para a área em que ficam as capas de discos, além de colocar no campo Album, www.seusite.com.br, por exemplo. Para os usuários de PC, a tag do podcast pode ser editada tanto no iTunes quanto no Windows Media Player.


Passo 3:

Este é um exemplo de arquivo RSS, que deve ser editado em um programa como o TextEdit (no Mac) ou no Bloco de Notas (no Windows) e salvo com um nome como meupodcast.xml. Altere os links para seu servidor e seu podcast. www.meuservidor.com.br/meupodcast.xml



Note que para cada podcast adicionado, você deve repetir tudo entre as tags e , alterando os dados para o outro podcast. Para finalizar, envie-o para seu servidor seguindo a estrutura de diretórios utilizada no arquivo XML por meio de seu programa de FTP favorito. Há um programa pequeno, simples e multiplataforma que se chama EasyPodcast que, além de ajudar na hora de montar a estrutura do link, possui um FTP embutido.

Depois de tudo isso, verifique se seu podcast está funcionando direito por meio de um agregador. Você pode encontrar alguns deles para diversas plataformas no site iPodder, do ex-VJ Adam Curry, pioneiro dos podcasts. O iTunes 4.9 já vem com seu próprio agregador de podcasts, além de dar acesso a uma seção na iTunes Music Store só para eles.

CURIOSIDADE:
O Odeo Studio oferece em seu site a possibilidade do usuário criar seu podcast, para isso é necessários estar cadastrado no site. Você cria hospedagem para o projeto e faz as gravações online. Saiba mais sobre esta possibilidade aqui .

por Rutu Modan