quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Como fazer uma apresentação como Steve Jobs

Foi me passado um link para uma reportagem que Carmine Gallo, jornalista ganhador de grammy entre outras coisas, escreveu para o BusinessWeek sobre como fazer apresentações como o Steve Jobs, o dono da Apple.

Como sou boba e para compensar a ausência de posts novos neste blog resolvi traduzir e colocar aqui, os 10 passos para fazer uma apresentação como Steve Jobs e embasbacar seu telespectador.

1. Estabeleça um tema. “Há algo no ar hoje”. Com estas palavras Jobs abriu o Macworld. Fazendo isso ele estabeleceu o tema para sua apresentação e foi ao ponto, literalmente, do que seria apresentado – o ultra fino laptop MacBook Air(air=ar). Toda apresentação precisa de um tema, mas você não precisa entregar no início da apresentação. Ano passado, Jobs entregou o tema após 20 minutos de sua apresentação. “Hoje a Apple reinventa o telefone”. Uma vez identificado o tema, tenha certeza de que você falará dele durante a apresentação.

2. Demonstre entusiasmo. Jobs mostra sua paixão pelo design de computador. Durante sua apresentação ele usa palavras como “extraordinário”, “maravilhoso” e “legal”. A maioria dos palestrantes (apresentadores) tem espaço para acrescentar alguns enfeites em sua apresentação. Lembre-se que sua audiência quer ser surpreendida e maravilhada, não ser colocada para dormir. Próxima vez que você estiver construindo ou apresentando uma apresentação , pense em injetar sua personalidade nela. Se você pensa que um ponto de seu produto é “maravilhoso”, diga. Se você não é entusiasta de seus serviços e produtos como você espera que sua audiência será?


3. Providencie Pontos a serem exemplificados.
Jobs faz isso dizendo. “Há 4 coisas que gostaria de falar hoje. Então vamos começar...” Jobs segue seus pontos abrindo e fechando verbalmente cada seção e deixa claro a transição entre eles. Por exemplo, após revelar várias novas informações do iPhone, ele diz, “O iPhone não está parado no tempo. Nós continuamos a aprimorar cada vez mais e mais e mais. Esta foi a segunda coisa que queria falar hoje, a terceira é sobre o iTunes.” Faça uma lista e prove sua audiência com linhas guias pelo caminho.

4. Faça com que os números tenham significado. Quando Jobs anuncia que a Appel vendeu 4 milhões de iPhones até esta data, ele não deixa os números fora do contexto. Ao invés disso, ele coloca em perspectiva adicionand, “Isto é 20 mil iPhones todos os dias, em média”. Jobs continua, “O que isto significa para o mercado?”Jobs detalha informações do mercado dos Smartphones americanos e coloca a Apple neste mercado dizendo sua parte nele para demonstrar como impressionante realmente os números são. Jobs também aponta que o market share da Appel é igual ao share de suas top 3 concorrentes combinado. Números não significam muito, a não ser que eles sejam colocados em contexto. Conecte os pontos para seus ouvintes.

5. Tente conseguir um momento inesquecível. Este é o momento de sua apresentação que todos irão falar. Toda apresentação de Steve Jobs se constroe para uma grande cena. Este ano o grande momento foi o anúncio do MacBook Air. Para demonstrar quão fino ele é, Jobs disse que ele cabia em um envelope. Jobs conseguiu aplausos ao abrir um envelope e segurar o laptop para que todos pudessem ver. Qual é o grande momento inesquecível da sua apresentação? Identifique e construa este momento.

6. Crie slides visuais (famoso power point). Enquanto a maioria dos preletores enche seus power points com dados, texto e tabelas, Jobs faz exatamente o contrário. Há muito pouco texto no power point de Steve Jobs. Muitos dos slides mostra apenas uma imagem. Por exemplo, sua frase “A primeira coisa que gostaria de falar com vocês hoje e...” foi acompanhado por um slide com o numeral 1. É isto, só o número. Quando Jobs está falando sobre um produto específico como o iPhone, a audiência vê um slide com a imagem do produto. Quando é apresentado um texto ele se mostra como uma sentença (com 3 ou 4 palavras) à direita da imagem. Algumas vezes, não havia nenhuma imagem, mas uma sentença que Jobs já haveria falado, tal qual “Há algo no ar”.

7. Dê a ele um show. Uma apresentação ao estilo Jobs tem, temas, transições, tem uma estrutura em que cresce até o ápice. Já que ele está dando a sua audiência um show e não entregando informações, Jobs inclui vídeo clips, demonstrações, e convidados que ele divide o palco. Melhore sua apresentação incorporando nela multimedia, demonstração de produtos ou dando a outros a chance de falar algumas palavras.

8. Não adoce as coisas pequenas. Apesar de você ter se preparado para uma apresentação ela pode dar errado. Jobs estava mostrando, ao vivo em um site uma foto, que derrepente ficou em branco, ele fez uma piadinha e continuou sua palestra sem mais stress.


9. Venda os benefícios.
Enquanto a maioria dos apresentadores promove os atributos do produto, Jobs vende seus benefícios. Quando apresentou o aluguel de filmes do iTunes, Jobs disse, “Nós pensamos que há um jeito melhor de entregar o conteúdo de um filme para nosso consumidor.” Jobs explicou o benefício dizendo, “Nós nunca oferecemos um modelo de aluguel para nossas músicas porque as pessoas desejam ter as músicas. Você escuta a música favorita enumeras vezes na sua vida. Mas a maioria de nós vê o filme apenas uma vez, talvez algumas poucas vezes. E alugar é uma ótima maneira de fazer isso. É mais barato, e não ocupa espaço no nosso hard drive...” Seus ouvintes sempre fazem a pergunta “Para que isso serve?” Responda a pergunta. Não os faça duvidar, deixe claro os benefícios de seus serviços e produtos.

10. Ensaie , ensaie, ensaie. Steve Jobs não pode fazer uma apresentação tão complexa com video clips, demonstrações e palestrantes convidados sem uma hora de ensaio. Falei com pessoas dentro da Apple que me disseram que Jobs ensaia a apresentação completa por horas. Nada é subestimado. Você sabe que ele ensaia suas apresentações pois está tudo sincronizado com as imagens e textos dos slides. A apresentação completa é coordenada, uma apresentação Steve Jobs parece feita sem esforço porque ela é bem ensaiada.

por Rutu Modan