
Segundo Ruth "Estamos num período em que é imprescindível ultrapassar as fronteiras para buscar inovação e surpreender aos clientes", ela afirma também que high fashion se tornou fast fashion. Para quem é leigo em moda high fashion é a moda feita pelos grandes estilistas e casas de moda, são normalmente mais caras e com mais qualidade, dentro do high fashion está o prêt-à-porter e o haute-couture. O fast-fashion, são lojas que normalmente copiam o que o prêt-à-porter, com pequenas modificações para deixar as roupas mais baratas, e suas coleções são praticamente semanais, são feitas poucas peças que vendam rápido, o grande nome do fast-fashion é a Zara.
Ruth também disse que "As inspirações podem surgir na arquitetura e na arte, onde a silhueta ganha novas formas e transcende a feminilidade", continua. Segundo a editora os estilos rústico e medieval também são tendências, eles aparecem no uso de metais e jeans com impressões mal costuradas. "É um luxo velado, misterioso e refinado (...) Em 2009, estruturas mais dinâmicas e sensoriais servem para conectar as pessoas, por exemplo, com uso de cores".
Macro-tendência: Inesperado. reinvenção de um estilo clássico com novas funcionalidades. "A forma segue a função (...) a natureza também serve de inspiração com suas estruturas orgânicas e texturas, dando um ar temporário ao tecido, criando luz, sombra e movimento".
Macro-tendência2: Transformação, o fake e a ficção-científica tornam-se parte de nosso dia-a-dia. "Podemos utilizar a ciência para gerar e criar uma nova estética; o design é mais simplificado"
Macro-tendência3: Extraordinário. Celebra o real e traz a revisão de tradições antiquadas. "Os estilistas não vão trabalhar mais pelas estações, mas pelo o que eles têm a dizer (...) Será uma tendência que reforça o dia-a-dia, sem se preocupar com as temporadas. Tem um ritmo mais lento. É a verdade do produto que o consumidor está comprando".
2009
Para a primavera/verão 2009, repense as proporções e formas dos jeans. As peças-chave da estação são absolutamente utilitárias e funcionais, versáteis e com poucos detalhes.
A alfaiataria é sensível e supermacia. A receita do WGSN anuncia como hits os ombros com recortes inspirados na arquitetura oriental, as saias são volumosas e com movimento e as blusas com decote em V.
O estilo esportivo deve ganhar silhueta new-look, com formas mais acinturadas e soltinhas embaixo.
Veja a reportagem aqui.
imagem: desfile Redley inverno 2008, com uma das tendências ditas por Ruth: eles usam malhas ecológicas de fibra de bambu. Veja o desfile aqui