quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Como fazer Compostagem

Falei ontem sobre o site Mude o Mundo, e sobre um de seus destaques “50 ações contra o Aquecimento Global”. Queria destacar um item destas 50 ações, a 13ª, faça compostagem.

Para quem não sabe Compostagem é “Conjunto de técnicas aplicado para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).” Wikipedia.

Então para quem realmente quer começar em casa ações para poder parar o aquecimento global e ajudar o planeta está é uma boa opção, e aqui vou listar como se faz uma compostagem com a ajuda do site Planeta Orgânico.

Quem mora em casa e não apartamento tem o melhor local para fazer compostagem, quem mora em apartamento e quer tirar um trocado pode juntar os amigos e vender a compostagem para agricultores, jardineiros ou pessoas que tenham um jardim bem tratado. O ideal é que todos tenham consciência e tentem ao máximo reciclar.

O que pode ser usado na feitura da compostagem: Todos os restos de alimentos, estercos animais, aparas de grama, folhas, galhos, restos de culturas agrícolas, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produção do composto.

O que NÃO pode ser utilizado para fazer compostagem: madeira tratada com pesticidas contra cupins ou envernizadas. vidro, metal, óleo, tinta, couro, plástico e papel, que além de não serem facilmente degradados pelos microorganismos, podem ser transformados através da reciclagem industrial ou serem reaproveitados em peças de artesanato.

Como a maioria não vai querer fazer uma grande quantidade como será exemplificado abaixo, é só refazer as medidas, guardando as devidas proporções, de acordo com seu espaço e necessidade.

Material:
• Esterco de animais.
• Qualquer tipo de plantas, pastos, ervas, cascas, folhas verdes e secas
• Palhas
• Todas as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal: sobras de comida, cascas de ovo, entre outros.
• Qualquer substância que seja parte de animais ou plantas: pêlos, lãs, couros, algas.

Observação: Quanto mais variados e mais picados (fragmentados) os componentes usados, melhor será a qualidade do composto e mais rápido o término do processo de compostagem.

Modo de Preparo:
Escolha o local: deve-se considerar a facilidade de acesso, a disponibilidade de água para molhar as pilhas, o solo deve possuir boa drenagem. Também é desejável montar as pilhas em locais sombreados e protegidos de ventos intensos, para evitar ressecamento.

Iniciar a construção da pilha colocando uma camada de material vegetal seco de aproximadamente 15 a 20 centímetros, com folhas, palhadas, troncos ou galhos picados, para que absorva o excesso de água e permita a circulação de ar.

Terminada a primeira camada, deve-se regá-la com água, evitando encharcamento e, a cada camada montada, deve-se umedecê-la para uma distribuição mais uniforme da água por toda a pilha. Na segunda camada, deve-se colocar restos de verduras, grama e esterco. Se o esterco for de boi, pode-se colocar 5 centímetros e, se for de galinha, mais concentrado em nitrogênio, um pouco menos. Como a maioria tem é cachorro, fica entre os dois, ou seja 2 a 3 cm.

Novamente, deposita-se uma camada de 15 a 20 cm com material vegetal seco, seguida por outra camada de esterco e assim sucessivamente até que a pilha atinja a altura aproximada de 1,5 metros. A pilha deve Ter a parte superior quase plana para evitar a perda de calor e umidade, tomando-se o cuidado para evitar a formação de "poços de acumulação" das águas das chuvas.

Vale lembrar que durante a compostagem existe toda uma seqüência de microorganismos que decompõem a matéria orgânica, até surgir o produto final, o húmus maduro. Todo este processo acontece em etapas, nas quais fungos, bactérias, protozoários, minhocas, besouros, lacraias, formigas e aranhas decompõem as fibras vegetais e tornam os nutrientes presentes na matéria orgânica disponíveis para as plantas.

Para finalizar que tal este vídeo do NYTimes sobre energia alternativa, veja aqui.

por Rutu Modan