domingo, 2 de dezembro de 2007

Planejamento, algo necessário


Uma coisa muito estranha que vejo muito são organizações que não fazem planejamento, que não pensam onde elas se vêem em 10 anos, em 5 anos, ano que vêm. Acho que isso é uma falha muito grande de administração, na sua vida pessoal você pode, na verdade não tanto, se dar ao luxo de ser espontâneo e fazer coisas ou ter atitudes sem planejar, mas você não pode reclamar de quando chegar à velhice não ter um tostão para se sustentar, se isso acontece na nossa vida pessoal imagine em uma empresa.

Vejo muitas pequenas empresas, ou até, médias empresas, que não fazem um planejamento do ano, do semestre do mês, até em seus trabalhos não faz um guia de como é feito o trabalho, de crescimento e amadurecimento da empresa. Vejo isso como preguiça empresarial, pois quando você faz um planejamento você se compromete a seguir os passos do planejamento e revisar se tudo correu bem, se há a necessidade de mudança nos planos, enfim você adquire mais conhecimento do que é a estrutura da sua empresa, do que ela pode e de como o seu cliente o recebe, você tem condições de exigir prazos e cumpri-los, afinal, você sabe para onde ir e como ir.

Planejamento é tão essencial em tantas coisas que não sei porque ainda há muitas empresas que não fazem, pensam num macro meio torto e mando ver em uma coisa que nem sabem o caminho direito. Joga para funcionários ou até para freelancers fazerem coisas sem planejamento pagando caro depois o resultado de quando não se tem planejamento.

Creio que uma das conseqüências ruins da falta de planejamento é a falta de visão empresarial, que traz atraso a empresa. Isso é muito triste, e não faz mal apenas aos donos da empresa, mas a seus funcionários.

por Rutu Modan