quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

EBC e TV Brasil, crimes contra o povo brasileiro?

Diferente de muitos brasileiros e por conta de uma amiga, eu fiquei mais liga na criação da TVBRASIL (letra extremamente perto). E pude verificar falhas atrás de falhas, falhas que nunca deveriam ter ocorrido.

Não sei se você sabe, mas aquela logo linda da Radiobrás, que tem um peso enorme na mente dos brasileiros, que tem anos e anos de vida, que tem história, que era pública, que custou caro para fazer e para reformular. Sabe esta logo, ela vai acabar, porque derrepente, por conta de pessoas que não entendem nada de valor da marca e de nada (ponto). Essas pessoas que nada entendem, resolveram que querem criar a BBC brasileira, mas sem fundo (mais conhecido como money) e sem conhecimento necessário para fazer. Eles vão juntar a TVE (Rio) e a Radiobrás, aliás já juntaram, e vão transformar isso na EBC.

O que eu faria? Bem, eu utilizaria a logo e o nome Radiobrás que já tem peso e está na mente do brasileiro, invés de criar um nome novo, que necessita de dinheiro para ser divulgada e fazer um trabalho de conscientização e divulgação da marca, ele já tem um trabalho semi-completo, necessitando agora, só conscientizar a população brasileira o que é a nova Radiobrás. Invés de colocar TV Brasil, deixaria apenas TV Radiobrás. Antes de correr para criar um monte de coisa no susto, como foi feito, eu faria um planejamento que poderia durar 6 meses ou mais para poder colocar algo de qualidade e que atraísse a população. Faria uma publicidade que divulgasse de maneira adequada esta nova Radiobrás.

Mas eles não fizeram nada disso, através de uma medida provisória. O que? É isso mesmo, medida provisória, absurdo mesmo. Eles correram para fazer algo, que me desculpe, não tem qualidade e não tem conteúdo que atraia a população, fizeram uma logomarca para a TV Brasil,

que pelo que fiquei sabendo foi feito pelo pessoal da TVE Rio, muito da mal feita. Porque convenhamos, uma logo que utiliza, eu acredito que é a fonte Futura Lt BT, com espaçamento entre letras ridículo, que ficou feio e sem expressão (Não consigo expressar o quanto eu odiei a logomarca.), não tem a mesma força que uma Radiobrás têm.


Isso é um crime contra o patrimônio público, contra o povo brasileiro. Fazer ações sem planejamento, no susto, jogar fora logomarcas fortes, com história é jogar fora dinheiro do contribuinte. Achar que colocar uma TV no ar sem antes conscientizar o público do que vai ser a TV o que ela significa. Enfim, achei que a EBC e a TV Brasil começaram com o pé esquerdo, e creio que será muito difícil você colocar elas em caminho certo depois desse começo horroroso, mas boa sorte para os sem noção que estão no poder.

por Rutu Modan