domingo, 30 de dezembro de 2007

Homenagem de Final de Ano e Desejos para 2008



Como último post do ano resolvi falar de uma pessoa que é do passado, presente e que serve como uma ótima referência para o futuro do Brasil. Vou falar de Sérgio Rodrigues. Arquiteto, que tem como principal ponto em seu currículo a Poltrona Mole (ou para quem é de outro país Poltrona Sheriff). Segundo o Enciclopédia Delta Larrousse, Sérgio Rodrigues é " O criador do móvel moderno no Brasil ".

Senti a necessidade de falar sobre o Sérgio Rodrigues quando vi um programa reprise do +D, programa que infelizmente foi extinto da GNT, em homenagem à ele. Juntei também as informações que tive na revista KEY, como eu disse já por essas bandas do blog a melhor revista de moda do Brasil, que fez uma matéria com perguntas e respostas com o Sérgio Rodrigues.

Para mim o Sérgio (que intimidade, heim!) é uma referência de brasileiro, não só porque fez sucesso lá fora, mas porque fez sucesso com uma cadeira feita para o modelo do corpo brasileiro, ele revolucionou os móveis brasileiros com a sua poltrona Mole que acomoda o jeito mimoso que nós brasileiros nos sentamos e queremos ser abraçados por uma poltrona. Sérgio pode ser considerado arquiteto antropólogo, que faz seus móveis pensando no que é e na cultura do brasileiro. Segundo Maria Cecília Loschiavo "A aproximação de desenho do móvel moderno com certos objetos da cultura brasileira, e a não preocupação com modismos, acentuam o espírito de brasilidade que tanto busca Sergio Rodrigues .”

Sérgio também criou a loja de móveis OCA onde segundo Lúcio Costa " Sergio Rodrigues com a criação da OCA integrou a ambientação de interior no movimento de renovação de nossa arquitetura. Generoso, em vez de refestelar-se em sua poltrona fabulosa, continua ativo, não para.”

Como vocês podem sentir este é um post homenagem, com um desejo que 2008 seja um ano que floresça no Brasil uma identidade forte onde podemos pensar no passado para acertar o nosso presente e melhorar o futuro.
Para mais informações sobre Sérgio Rodrigues entre aqui.


por Rutu Modan